top of page

Vendas no comércio sobem 0,9% em outubro, diz IBGE

Nesta quinta-feira (10), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). O levantamento aponta que o volume de vendas do comércio varejista no país teve alta de 0,9% na passagem de setembro para outubro deste ano. Essa foi a sexta alta consecutiva no setor.


Na média trimestral, o varejo teve altas de 1,4%, além de 8,3% na comparação com outubro de 2019. No acumulado do ano, o aumento é de 0,9% e de 1,3% no acumulado de 12 meses.


Na passagem de setembro para outubro, as seguintes áreas tiveram alta:

Tecidos, vestuário e calçados (6,6%)

Livros, jornais, revistas e papelaria (6,6%)

Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,7%)

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,3%)

Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,9%)

Combustíveis e lubrificantes (1,1%)

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%)

A exceção ficou por conta do segmento de móveis e eletrodomésticos, que recuou 1,1% de setembro para outubro.


O balanço, também trás dados do varejo ampliado, que inclui os setores de veículos, motos, peças e de materiais de construção teve a alta do volume de vendas e chegou a 2,1%, devido aos crescimentos de 4,8% dos veículos e peças de 0,2% doas materiais de construção.


Na comparação com outubro, o varejo ampliado cresceu 6%, porém, recuou 2,6% no acumulado do ano e 1,4% no acumulado de 12 meses.


Já em relação à receita nominal, o comércio varejista cresceu 2% na comparação com setembro deste ano, 15,9% em relação a outubro de 2019, 439% no acumulado do ano e 5,1% no acumulado de 12 meses.

6 visualizações0 comentário
bottom of page