top of page

Semana do Brasil apresenta bons resultados no Varejo

Pegando carona na semana de Independência do Brasil, Governo e o setor Varejista lançaram a 'Semana do Brasil', uma semana com ofertas e descontos diferenciados nos mais diversos produtos e serviços, a fim de esquentar o comércio no mês de setembro.


A 'Semana do Brasil' é uma campanha que visa a estimular as compras, com promoções e descontos especiais, gerando um aumento de movimentação no setor varejista do país.

Ao todo, mais de 4,5 mil empresas dos setores varejista, imobiliário, de publicidade e de comunicação participam da iniciativa, como a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), empresa pública do governo federal. Esses meios de comunicação veiculam mensagens publicitárias sobre a campanha.




A iniciativa, que tem como mote: 'Vamos valorizar o que é nosso' é inspirada em outros países, como por exemplo os Estados Unidos, que costumam realizar promoções entre diversos setores do varejo em feriados nacionais, o evento, também foi criado para aquecer o mercado nacional em setembro, considerando que, historicamente, nesse mês o consumo tende a ser menor em vários segmentos de mercado. Segundo fontes do Governo, o resultado desta primeira edição foi muito positivo: Segundo o levantamento, a 'Semana do Brasil' resultou em um crescimento de vendas no varejo nacional de 12%, conforme aponta o relatório disponibilizado pela SECOM, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Segundo a Cielo, empresa de serviços financeiros, o resultado divulgado pelo Governo para a Semana do Brasil, foi impulsionado principalmente pela venda de cosméticos, com um aumento de 19%, móveis e eletrônicos com 16% e no setor de supermercados, com 13%


O crescimento foi medido em comparação as médias de dias regulares no segundo semestre do ano passado. Foi disponibilizada uma plataforma de inscrição digital, onde lojistas e prestadores de serviços podiam se cadastrar e fazer o uso do MIV (Manual de Identidade Visual) da promoção e ao selo da campanha, facilitando assim a comunicação das ofertas e descontos oferecidos aos clientes. Mais de 3600 empresas de cadastraram no evento, segundo dados da SECOM.


Conhecidas redes de varejo, também aderiram a iniciativa do Governo. Redes como Ponto Frio, Havan, Ricardo Eletro e Fast Shop garantiram descontos e condições facilitadas de pagamento, principalmente em setores mais desejados por consumidores, como de eletro-eletrônicos e itens para a casa.

Até o setor de imóveis aproveitou o embalo, com incorporadoras oferecendo condições diferenciadas de pagamento, e algumas até oferecendo 'um ano de condomínio grátis'. Apesar de ser a primeira edição, especialistas acreditam que o evento foi um sucesso, e com a Black Friday 2019 marcada para 29 de novembro, quem ganha é o consumidor, com duas grandes datas de descontos durante o ano. Escrito por: Thomas Santos Redação Conecto


20 visualizações0 comentário
bottom of page