top of page

PIX: não se preocupe!


Nos últimos meses, tem muito se falado sobre o novo sistema de pagamentos e transferências lançado pelo Banco Central, o PIX.

Mas, você sabe o que é e como funcionará?

Deixa que a gente te explica :)

Atualmente, para que uma transferência bancária seja concluída no mesmo dia, é preciso realizar a operação de segunda-feira a sexta-feira e até as cinco horas da tarde. Caso contrário, a transação só será debitada no próximo dia útil.

Mas, isso está prestes a mudar, o PIX, solução de pagamento desenvolvida pelo Banco Centro do Brasil, entra em operação no dia 16 de novembro e com a ferramenta será possível realizar transações financeiras em até 10 segundos, 24 horas por dia, sete dias por semana e sem cobrança de tarifa. O objetivo do PIX, a longo prazo, é reduzir a circulação de moeda impressa em até 50%, nos próximos dez anos, gerando uma economia na produção de moeda física, afinal, produzir dinheiro custa dinheiro.

Veja no gráfico a seguir a relação do brasileiro com o dinheiro:

- Fonte: Banco Central do Brasil

‘’Não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via Pix. Isso quer dizer que você pode fazer transações a partir de R$0,01. Em geral, também não há limite máximo de valores. Entretanto, as instituições que ofertam o Pix poderão estabelecer limites máximos de valor baseados em critérios de mitigação de riscos de fraude e de critérios de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo’’, informa o Banco Central do Brasil.

A intenção é que esse novo modelo acelere e barateie as transações no país. A ferramenta será gratuita para pessoas físicas e de baixo custo para as empresas.


Para aderir ao sistema é necessário ter uma conta-corrente ou poupança e cadastrar a chave PIX, que funcionará como a identificação do usuário. O cliente pode escolher entre o CPF ou CNPJ, número do celular, e-mail ou uma chave aleatória.

O Banco Central garante que o PIX tem um sistema de segurança para que o cliente utilize de forma tranquila.


Se você é cliente Emporium, não precisa se preocupar. A Conecto já desenvolveu a integração com o sistema PIX, e a chave de identificação do seu estabelecimento aparecerá no momento da finalização, na tela do seu PDV, e os pagamentos por essa nova plataforma serão transacionados normalmente pelo sistema Emporium.

Mas, é sempre muito importante manter o cuidado e atenção. Criminosos estão aproveitando a fase de cadastramento parar roubar dados bancários por meio de e-mails, mensagens via celular e perfis falsos na internet.

Para não cair em fraudes, utilize sempre o PIX pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. E lembre-se de não acessar links recebidos por e-mail ou mensagens, além de não compartilhar sua senha pessoal. Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe de consultores.

157 visualizações0 comentário
bottom of page