top of page

Conheça as vantagens de ter o self-checkout no seu negócio

Antes de saber quais são as vantagens do self-checkout, é importante entender o que é essa ferramenta tecnológica e como ela funciona.

O que é?

O self-checkout é um equipamento que opera como caixa de autoatendimento. Da mesma forma que um checkout, ele tem a capacidade de realizar o controle de vendas e o pagamento das compras dos seus clientes.


Entretanto, como se trata de um autoatendimento, o self-checkout permite que o próprio consumidor realize as operações e finalize suas compras.


Para o perfeito funcionamento, o equipamento necessita de um software de frente de loja, e nós da Conecto, somos líder no mercado e oferecemos um sistema de primeira.

Como funciona?

O processo é simples e muito intuitivo. Veja:

1 - Passe no painel o código de barra dos produtos, um a um, que serão lidos por um leitor óptico;

2 - Após o registro, coloque o produto em sacolas também disponibilizadas pelo equipamento;

3 - À medida que os produtos da bandeja inicial são transferidos para as sacolas, o self-checkout confere automaticamente se o peso do produto indicado na leitura do código de barras corresponde ao que foi colocado nas sacolas;

4 - Se houver alguma inconsistência, o sistema de segurança bloqueia o equipamento e aciona um mecanismo que chame à atenção do supervisor;

5 - Se estiver tudo certo, a compra é finalizada e o pagamento é efetuado.

E quais são as vantagens?

Agora, chegou a parte mais esperada... Quais são os reais benefícios do self-checkout.

1 – Rapidez de filas

Todos nós sabemos que o principal motivo de reclamação entre os clientes são as longas filas nos caixas. Porém com o equipamento, no horário de pico, o autoatendimento contribuirá para desafogar a região de frente de loja. Além, do pouco espaço físico ocupado pelo self-checkout que contribui para a rapidez nas filas.

2 – Mídia espontânea

Quando o cliente entra na sua loja e se depara com o self-checkout é despertada certa curiosidade. A instalação do caixa de autoatendimento traz uma divulgação do seu negócio sem mais esforços.

3 – Diminuição de despesas e aumento de vendas

Com a instalação do self-checkout, pode haver um remanejamento da mão de obra dos operadores de caixa para outras atividades do seu negócio. Esse direcionamento contribui para a diminuição dos custos com as operações.

4 – Experiência de compra do consumidor

Para atender o público da atualidade, o varejo precisa considerar as transformações do seu perfil de cliente. A experiência de compra do consumidor é uma variável muito importante. As pessoas procuram por praticidade e conectividade e essas características são contempladas pelo self-checkout.

É importante lembrar que o self-checkout não é apenas para os grandes varejistas. A verdade é que não importa o tamanho do seu negócio, o que interessa é a sua vontade de crescer e de oferecer ao seu consumidor a melhor experiência na hora das compras.

42 visualizações0 comentário
bottom of page