top of page

Black Friday completa 10 anos no Brasil; saiba mais sobre a data


Nesta sexta-feira (27/11), lojistas de vários segmentos aderem à Black Friday, campanha que completa 10 anos no Brasil e se consagrou como uma data de grandes descontos e promoções. Mas, você sabe como surgiu a data?


O país de origem da Black Friday é os Estados Unidos. Por lá, a data ocorre após o feriado de Ação de Graças. Entretanto, existem duas versões para a criação do evento.


A primeira conta que o termo teve início no final do século XIX, após a falência de duas instituições financeiras em uma sexta-feira. Já a outra, diz que a expressão foi criada por policiais da Filadélfia na década de 60 para se referir ao caos do trânsito e a quantidade de pessoas que vinham para a cidade, por conta do feriado do Dia de Ação de Graças.


Quem se dava bem, devido ao tumulto, eram os comerciantes, pois eles usavam o movimento para fazer promoções e atrair os clientes, consequentemente, acabavam vendendo mais.


Aqui, no Brasil, a primeira edição da Black Friday ocorreu no dia 28 de novembro de 2010 e foi somente on-line. Um site chamado “Busca Descontos” fez promoções na mesma data norte-americana. Com isso, cerca de 50 comerciantes, também on-line, acompanharam a ideia, e criaram as suas próprias Black Fridays.


Desde então, a data ultrapassou os limites da internet e a cada ano vem aumentando o número de lojas que aderem à campanha.

Como nos Estados Unidos, a Black Friday brasileira acontece anualmente na última sexta-feira do mês de novembro.

24 visualizações0 comentário
bottom of page