A influência do marketing digital nos supermercados

Por: Agência Conecto

O marketing digital tem se mostrado uma alternativa a publicidade convencional (rádio, tv, e mídia impressa), por oferecer custos menores e a possibilidade mais assertiva de direcionamento de público, bem como a inteligência de mercado oferecida pelas plataformas de mídia digital.

É possível observar, em todos os segmentos do varejo, uma redução nos investimentos em marketing tradicional, já que boa parte das empresas, inclusive os supermercados, têm direcionado seus esforços em publicidade para as mídias digitais.


Apesar da pandemia de 2020 trazer graves consequências para o mercado, ainda sim, houve o crescimento no investimento em marketing digital. Desde as maiores redes até os mercados menores, precisaram se adaptar.

Naturalmente, o mercado está adotando aos poucos as práticas e estratégias digitais, já que ela se tornou fundamental para o desempenho de um negócio.

Devido ao receio e cautela provocados pela pandemia, as pessoas preferem comprar por e-commerce, aplicativos e plataformas de varejo digital, em vez de supermercados físicos.


Com a drástica mudança de comportamento, os supermercados precisaram encontrar uma maneira de manter o negócio. Uma alternativa foi digitalizar o mercado, alguns adotaram aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram, e outros estão cada vez mais se conectando-se com seus clientes através de serviços de marketplace, comoIfood, Rappi, Uber Eats e James, ou estão investindo no desenvolvimento de suas próprias plataformas de e-commerce.

Diante disso, o número de vendas on-line cresceu muito, quando comparado com os números do varejo presencial. Mesmo os mercados menores puderam notar um aumento relevante ao adotar estratégias de marketing digital.

Contudo, é possível que mesmo após a crise, o segmento alimentício fique cada vez mais tecnológico e, com isso, o Marketing Digital tornar-se uma peça fundamental.

Uma boa oportunidade, principalmente para mercados menores, é o investimento em redes sociais, como YouTube, Facebook, WhatsApp e Instagram.

No entanto, elas não são a única maneira de conseguir bons resultados. O marketing digitalconsegue oferecer uma gama de oportunidades, com o objetivo de atrair, converter e até fidelizar o seu cliente.

De forma estratégica e bem planejada é possível trazer visibilidade para o seu supermercado e o melhor, com baixo custo de investimento em relação às mídias tradicionais.

Com informações: Infovarejo


7 visualizações0 comentário
Conecto® | Calçada das Anêmonas, 84 | Centro Comercial Alphaville | Alphaville | Barueri | São Paulo | Brasil | CEP: 06453-005 | Tel: 55 (11) 2078-0199